CTM
A Formação do Professor Montessori
Atualizado: 2 de jun. de 2019

A educação Montessori possui características específicas, não se trata apenas de uma metodologia em que são introduzidos materiais como auxiliares à aprendizagem, e não somente um ambiente bonito e aconchegante. Precisa de um profissional bem preparado.
Para tornar-se um professor Montessori é exigido mais que conhecimentos pedagógicos.
"Enganar-se-ia o professor que pensasse que poderia preparar-se para a sua missão apenas por meio de estudo e alguns conhecimentos." Maria Montessori
O ponto de partida na preparação do professor, como o idealizou Montessori, é sua auto formação, isto é, um olhar introspectivo, identificando seus pontos fracos e substituindo-os por virtudes. Somente através de um auto conhecimento e vontade firme de transformar-se, o adulto poderá intitular-se “professor Montessori”, ou usando a terminologia adotada pela doutora italiana: “um guia Montessori”.
Em seu livro O Segredo da Infância, Montessori afirmou: o professor deve preparar-se interiormente estudando-se com metódica constância para conseguir suprimir os próprios defeitos mais radicados. Este o primeiro e decisivo passo para a formação de um professor que pretende estar à testa de uma classe Montessoriana: educar-se.