Buscar
  • CTM

A Formação do Professor Montessori é uma tarefa continua


Uma formação completa para vir a ser um professor Montessori requer auto análise, muito estudo, e aprender a observar. Desta vez, vamos falar do estudo contínuo e aprofundado dos materiais que irão compor o ambiente que receberá os alunos. Uma sala de aula Montessori possui uma série de recursos que em seu conjunto oferecem oportunidades às diferentes inteligências e necessidades dos alunos que comporão a classe.


A tarefa do mestre é dupla: é necessário que conheça o trabalho que he é exigido, e o papel reservado ao “material”, isto é, “aos meios de desenvolvimento". Maria Montessori

Os materiais requerem um conhecimento profundo, uma contínua manipulação e experimentação. Apenas após longa experiência com os recursos que serão disponibilizados em sala de aula, o professor poderá ter certeza dos objetivos a serem alcançados pelos seus alunos através deles.


Investir horas ao estudo dos materiais, identificar o potencial contido

em cada um é indispensável, pois sem essa dedicação, perderá oportunidades de interpretar o que estarão descobrindo seus alunos ao manuseá-los.


Somente o conhecimento aprofundado dos materiais, tendo em mente seus objetivos e a progressão de dificuldades que apresentam, o professor será capaz de organizar um bom ambiente para suas crianças, ambiente a que Montessori chamou de “preparado”.

81 visualizações

© 2019  |  CTM rio de Janeiro